10 coisas que não devem ser ditas em uma entrevista de emprego

Para não pôr sua candidatura em risco, evite falar sobre determinados assuntos numa entrevista de emprego. Além de palavras que não devem ser ditas numa entrevista, também existem assuntos e coisas que não devem ser abordados. Veja 10 exemplos de temas que devem ser evitados.

Os problemas com as antigos empregadores

Mesmo que você tenha sido vítima de um mau patrão, falar dos problemas com o antigo empregador não lhe favorece. Fazer queixas pode fazer você ser mal visto pelo recrutador e ainda demostrar que você não tem inteligência emocional para lidar com seus problemas profissionais. Além disse, você vai passar a ideia de que não é uma pessoa confiável e que pode fazer o mesmo com a empresa que está lhe contratando.

A sua vida pessoal

Durante a entrevista o empregador pode fazer perguntas a respeito da sua vida pessoal, pois a entrevista de emprego é uma conversa. Ele deve ter cuidado em estabelecer uma linha entre sua vida pessoal e sua vida profissional, evitando falar de assuntos pessoais. O empregador quer tentar construir um perfil profissional do candidato. “A vida pessoal faz parte do processo de formação do candidato”. Então, se o propósito for esse objetivo, a melhor maneira é associar tudo o que você irá falar que esteja relacionado com a sua vida pessoal à sua vida profissional.

Falar de outras entrevistas

Falar que já participou de outras entrevista para pressionar o recrutador não costuma dar resultado. Aborde esse assunto se realmente você tem fortes chances de ser chamado para trabalhar no local.

A sua vida política

Falar sobre política é um risco desnecessário. Ao falar de suas preferências você pode agradar quem pensa como você, inevitavelmente, vai desagradar os que pensam diferente. Acredite você tem mais chances de errar do que acertar com esse assunto.

A sua religião

Assim como política, a religião é um tema sensível, além disso o entrevistador não pode fazer qualquer pergunta que se insira na esfera da raça, cor, sexo, etnia, orientação política ou sexual, religião. Caso ele pergunte, responda com outra pergunta, por exemplo, o candidato pode perguntar sobre a cultura da empresa, como ela lida com as crenças e se sua opção afetaria o trabalho. Mas sem confrontar.

Os boatos que ocorrem

Se você soube de algum boato sobre a empresa, não pergunte isso ao recrutador. Se você quer demonstrar que pesquisou sobre a empresa e que está atendo ao que se passa, por outro lado estará colocando o recrutador numa situação desconfortável.

Perguntar quanto vai ganhar logo de cara

Apesar de ser uma questão fundamental, durante uma entrevista de emprego muitos recrutadores não abordam esse tema e a dúvida que fica é: perguntar ou não sobre a remuneração?
Você tem a liberdade de perguntar, mas é importante que você espere o momento apropriado. Apesar de estar como um item dos assuntos que não devem ser abordados é preferível só falar quando questionado pelo recrutador, é importante se conter e aguardar o momento certo. Não discuta isso logo de cara e nem use todo o tempo da entrevista para falar somente sobre isso.

“Não sei”

Uma resposta objetiva que não deve ser dita numa entrevista de emprego é que não sabe. Se por exemplo lhe perguntam onde se vê em cinco anos deve ter uma visão de futuro e não responder simplesmente não sei. Assumir que não conhece determinado assunto não é um problema, pelo contrário, demonstra a sua humildade de aprender cada vez mais. No entanto, não saber responder uma pergunta pode pegar mal, pois é o momento em que deve demonstrar seus conhecimentos. Se não souber responder completamente uma pergunta, diga tudo o que sabe sobre o assunto ou que os seus conhecimentos sobre o tema são limitados, mas que está em busca de novas informações e cursos na área, por exemplo.

“Não gosto”

Comentar sobre o que não gosta é uma atitude que deve ser evitada. O Negativismo é sempre mal recebido. Você deve ser verdadeiro, mas precisa ter cuidado. Ser sincero demais pode te prejudicar. Por exemplo, se não gosta de trabalhar em equipe, foque em dizer que você tem um bom desempenho mesmo quando trabalha individualmente.

Dizer mentiras

Mentir é um grave erro cometido em entrevista de emprego, se o recrutador captar pode até nem dizer nada ao candidato, mas já te eliminou na mente dele. Um dos requisitos principais é a honestidade do trabalhador e é isso mesmo que eles procuram descobrir. Quem mente uma vez, mente duas ou mais, e é esse tipo de pessoa que o recrutador quer evitar.

Conteúdo

Deixe um comentário