Trabalhador que vai ao trabalho com Covid-19 pode ser demitido?

Trabalhador com Covid-19 indo para o trabalho podem colocar a saúde de todos em risco. O que a empresa pode fazer?

Cada empresa é responsável por garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários. Por esse motivo, alguns regulamentos estão previstos na legislação trabalhista, e os empregadores devem não apenas cumprir esses regulamentos, mas também exigir que os funcionários os cumpram.

Isso significa que não basta a empresa cumprir as normas de segurança, mas também tem a obrigação de verificar se seus colaboradores cumprem essas normas, pois são responsáveis ​​pelo ambiente de trabalho. Um exemplo envolve o uso de equipamentos de proteção individual.

Além de fornecer equipamentos, a empresa também é obrigada a fiscalizar o uso dos mesmos pelos trabalhadores. No entanto, se o colaborador não cumprir as regras de segurança, pode ser punido com advertência, suspensão ou ser dispensado por justa causa.

Na maioria dos casos, existe um nível de punição, primeiro ele recebe uma advertência, se repetir os erros será suspenso do trabalho e depois punido com justa causa.

Caso a falta cometida seja grave o bastante para quebrar o vínculo de confiança entre a empresa e o empregado, a justa causa poderá ser dada mesmo sem punições anteriores.

Trata-se do trabalhador que mesmo sabendo que está com COVID-19 comparece ao trabalho. Considera-se uma atitude imprudente que coloca em risco todos do local de trabalho, tal atitude não pode ser aceita pelo empregador, pois ele tem o dever de manter o ambiente de trabalho seguro.

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